Neste mês, propomos, aos nossos(as) leitores(as) que assistam à apresentação virtual do livro “Uma luz que nos nasce por dentro” da autora Alfandeguense VIRGÍNIA DO CARMO.
A AUTORA
Virgínia do Carmo, (n. França, 1973) é licenciada em Comunicação Social. Passou pelo jornalismo no início da sua vida profissional, mas logo depois os livros foram um apelo maior. Respondeu à sua vocação primeiro como livreira e posteriormente como editora. Cuida há (quase) sete anos da Poética Edições. Respeita as palavras, ama as árvores e admira os cavalos. A sua missão maior na vida: ser mãe. É autora de algumas obras, de que se destacam Relevos (poesia, Poética Edições, Setembro de 2014), Poemas simples para corações inteiros (poesia, Poética Edições, 2017) e Ecos e Green Rose (poesia, Poética Edições, 2019). Está presente como poeta em algumas obras coletivas, como a antologia de escritoras transmontanas, Por longos dias, longos anos, fui silêncio (Âncora Editora, 2015), a antologia de autores portugueses e galegos Terra, (Galiza, 2015) e a Plaquette Coletiva de Textos Breves Debaixo do Elmo (Escola Superior de Educação, Porto, 2016). Em Janeiro de 2020 publicou na Poética a segunda edição da obra “Uma Luz que nos nasce por dentro”, dada à estampa pela primeira vez em 2012.
A OBRA
“Virgínia do Carmo oferece-nos neste livro matéria para pensar nestes seus nove contos, que não se adivinham trágicos pelo título, mas são. a autora segue a narrativa breve do conto, mas a sua capacidade poética sobrepõe-se muitas vezes à sequência narrativa. A dor, nas suas várias formas e nas diversas fases da vida, é omnipresente. Mas a esperança assoma desde o primeiro conto e explode no final.”