No dia 1 de outubro, pelas 10:30, será apresentada, na Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé, o obra Memórias da Guerra em São Salvador do Congo do autor Joaquim Tomaz Soares. Esta apresentação destina-se aos alunos do ensino secundário da EB2,3S e também ao público em geral.
A Obra
O autor deste livro refere, na dedicatória, que escreveu “este livro em homenagem a todos os mortos na Guerra Colonial”.
Esta obra é o relato de memórias, por vezes escandalosas, de um militar na Guerra Colonial. Intercaladas com as dos sucessivos batalhões que ocuparam o coração do Reino do Congo, incluindo retrospetivas dos precedentes da rebelião, do contexto político que impediu uma descolonização atempada e dos últimos cem anos daquele autêntico Império, depois de se ter dado conta a elite congolesa de nunca o seu Reino ter sido tratado pelo de Portugal em pé de igualdade (evocando também a crise do início do séc. XVIII e a inimaginável profetisa Kimpa Vita).
Como desfecho, o relato, por quem a viveu, da fuga dos derradeiros colonos e da própria FNLA – “o único Inimigo que defrontámos naquelas paragens em toda a Guerra” – ante o avanço das tropas do MPLA (reforçadas com quadros militares soviéticos e ‘voluntários’ cubanos); e uma análise dos números totais “dos mortos do nosso Exército em Angola, com destaque para as maiores mortandades e as mortes mais estranhas”.
Tal como refere João de Melo, “este é um livro que nos aproxima das memórias do seu autor, tanto quanto da História da guerra colonial no norte de Angola. Há nele o peso da experiência pessoal, mas em conjugação com o rigor factual e numérico das sucessivas mobilizações para este cenário de emergência, sujeito ao juízo do tempo de África e ao registo das gerações que por ele passaram.”