O rio Sabor, considerado um dos mais espetaculares em território nacional, fluía naturalmente, entre montes e vales escarpados, desde a nascente, em Espanha, até ao rio Douro. Esse cenário mudou recentemente com a construção do aproveitamento hidroelétrico do Baixo Sabor.
O rio selvagem deu origem a um espetacular complexo de lagos (lago de Cilhades, lago do Medal e lago dos Santuários), de águas cristalinas, ligados entre si por gargantas e penhascos, numa extensão de 70 km. A nova paisagem manteve a linha do horizonte entrecortada de Trás-os-Montes e ganhou um imenso mar de água doce, criando um cenário único, tornando-o num ponto de visita natural.
Atualmente, é notória a recuperação biofísica da área envolvente à albufeira. Gradualmente a natureza está a adaptarse às novas caraterísticas da paisagem, criando condições para uma recolonização natural desta zona pela fauna e flora.
No Percurso do Sabor, especificamente delineado para observação deste cenário idílico, selecionaram-se três locais obrigatórios de paragem: no magnífico santuário de Sto. Antão da Barca, um santuário transladado pedra sobre pedra desde a sua localização original, atualmente submersa; no topo do cabeço do Aguilhão, um dos pontos mais altos do percurso; e na margem do lago dos Santuários.
Este percurso pode ser visitado ao longo de todo o ano. Ainda assim, os dias mais longos e amenos da primavera, em que a paisagem se apresenta mais florida, com uma multiplicidade de cores e cheiros, são a altura mais indicada para visitar este percurso.
Data: 24 de setembro
Horário: 9H00
Local de encontro: Galeria Manuel Cunha - CCA
Preço: gratuito
Contatos para inscrição: 279 460 020 | turismo@cm-alfandegadafe.pt
Publico alvo: Público geral
NOTA: A participação é gratuita mas carece de inscrição prévia até 22 de setembro!