Caros e Caras Alfandeguenses,
Estamos a iniciar mais uma campanha da azeitona, uma importante atividade socioeconómica e cultural do nosso concelho. Uma safra que, neste ano particular, deve ser realizada com empenho e cuidado, não só para continuarmos a garantir a excelência dos nossos azeites, que depende muito do vosso labor e dedicação, mas também para garantir a sobrevivência de muitas famílias e a dinamização económica deste setor, que é muito importante no nosso concelho e na região.
Nestes tempos difíceis, permitam-me que me dirija a todos vós para pedir o máximo rigor e responsabilidade no cumprimento das regras de segurança e proteção, que todos devem cumprir na realização desta importante atividade, nomeadamente:
- Usar máscara de proteção sempre que se estiver com outras pessoas na execução dos trabalhos, desde que não seja possível manter o distanciamento social;
- Cumprir a etiqueta respiratória na execução dessas tarefas;
- Realizar as refeições (hora da merenda) mantendo o distanciamento físico recomendado e de preferência ao ar livre;
- Respeitar as regras de segurança e a lotação dos veículos nas deslocações;
- Cumprir as regras impostas pela DGS e os respetivos Planos de Contingência junto dos lagares, especialmente na entrega da azeitona;
- Evitar convívios familiares e sociais que tradicionalmente acontecem nesta época do ano.
Os contactos/convívios familiares e sociais estão na origem de cerca de 70 % dos contágios a nível nacional. É aqui que devemos ser CUIDADOSOS para podermos continuar a fazer o essencial: o trabalho e a educação dos nossos filhos!
Sabemos bem da dureza destas medidas, mas acredito que se todos cumprirmos podemos melhorar a situação epidemiológica do nosso concelho, da região e do país.
A SITUAÇÃO ATUAL É GRAVE.
Conto convosco.
Desejo-vos uma boa Campanha!
Juntos vamos vencer este vírus!
Um abraço,
Eduardo Tavares