Caros e Caras Munícipes,
Caros e Caras Encarregadas de Educação/Pais,
Aos nossos e nossas Jovens do concelho,
O nosso país, a Europa o resto do mundo vivem um drama ímpar, que põe em perigo a nossa segurança e a própria vida, pelo que todos nós vivemos tempos de ansiedade e apreensão com o contágio e a doença do novo coronavírus (COVID-19).
O Município de Alfandega da Fé e o Governo têm vindo a tomar várias medidas preventivas para diminuir ao máximo o risco de contágio, tais como:
1. cancelamento de todas as atividades e eventos municipais;
2. encerramento de todos equipamentos culturais e desportivos públicos por tempo indeterminado;
3. medidas restritivas no funcionamento dos nossos estabelecimentos de restauração, bebidas e similares do concelho;
4. encerramento das nossas escolas, creches e todos os serviços municipais de apoio;
5. adiamento de pagamentos obrigatórios de alguns serviços municipais.
Hoje, como comunidade responsável e cuidadora uns dos outros, temos todos o dever de cuidar dos nossos concidadãos mais vulneráveis e expostos a esta doença (idosos e pessoas com doenças crónicas). Nestes tempos, precisamos muito de ser solidários e responsáveis e, a todos sem exceção, apelo à máxima contenção social, com o cancelamento de todas as nossas atividades que não sejam urgentes e necessárias e devemos, o mais possível, manter-nos nas nossas casas, saindo apenas para situações estritamente necessárias.
Peço, de forma muito especial a todos os Pais, que mantenham as nossas crianças/adolescentes em casa, pois os riscos que poderiam ter na Escola, podem ocorrer noutros locais, nomeadamente shoppings, grandes superfícies, parques infantis e de lazer. Evitem também que as crianças/adolescentes se juntem em grupos nos espaços públicos.
De forma geral, apelo a que evitem o contacto com os nossos idosos a não ser em situações necessárias para o seu bem-estar e saúde. Protejam-nos, ajudem-nos e evitem que eles tenham que sair de casa. Sugiro, para o efeito, que os familiares mais próximos façam um bom planeamento das suas necessidades básicas.
Uma palavra especial também para os nossos e as nossas Jovens: especialmente vós, que sereis a nossa comunidade do futuro, ajudai a cuidar dos nossos pais e dos nossos avós. Mantenham uma conduta de grande contenção social, evitando contactos, viagens e comportamentos de risco. Estou certo que darão uma resposta positiva e de grande responsabilidade!
Estou também certo que, todos juntos, cumprindo e acatando as normas vigentes e as que venham a ser impostas e decretadas nos próximos tempos, conseguiremos ultrapassar este grave problema, para em breve podermos voltar à nossa vida normal.
Vamos continuar a estar atentos a esta problemática e trabalhar com as entidades competentes de forma a tomar e ajustar as medidas que se considerarem mais convenientes na proteção de toda a população, sempre que necessário.
HOJE, TODOS SOMOS AGENTES DA SAÚDE PÚBLICA.
Agradeço a compreensão e a máxima colaboração de toda a comunidade.
Um abraço para todos e todas!
Eduardo Tavares