O projeto das Hortas Biológicas no concelho de Alfândega da Fé surgiu da vontade da autarquia de promover a agricultura biológica, permitindo à população um contacto direto com a terra, o desenvolvimento de consciência Ecológica, contribuindo também para a melhoria das condições de vida dos munícipes.
Estes espaços para além de se assumirem como um complemento ao orçamento familiar, servem também um propósito pedagógico. Aliado à produção de produtos hortícolas de qualidade, surge a promoção de boas práticas agrícolas, o incentivo à produção da terra e à preservação e conhecimento do funcionamento da própria natureza. Aliás, a formação dos candidatos, principalmente em questões relacionadas com agricultura biológica e compostagem e, o acompanhamento do processo por técnicos da autarquia são fatores essenciais para o sucesso de todo projeto.
Os espaços estão localizados em zonas centrais da sede do concelho, até porque um dos conceitos inerentes é o da criação de espaços verdes dinâmicos ao mesmo tempo que se rentabilizam terrenos municipais disponíveis.