Hoje em dia são sentidos, cada vez mais, os efeitos da ação do homem sobre o ambiente e consequentemente os impactos ambientais resultantes dessas ações.
A desflorestação continua a aumentar, as espécies extinguem-se a um ritmo acelerado, a queima de combustíveis fósseis emite para a atmosfera substâncias prejudiciais à saúde e provocam as alterações climáticas, as embalagens descartáveis fazem aumentar a produção de resíduos todos os dias, o solo produtivo perde-se com a aplicação de produtos químicos e erosão, pondo em causa a saúde humana…
As alterações climáticas são a maior ameaça ambiental atual, com graves consequências e transversais a várias áreas: económica, social e ambiental. Estas mudanças climáticas sempre existiram ao longo dos anos, mas, ultimamente, o ritmo entre estas variações tem sofrido uma forte aceleração o que implica a tomada de medidas o mais rápido possível.
Os bens e serviços são limitados e têm de ser explorados de forma sustentável! É tempo de passar da teoria às boas práticas.
Contudo, o Município de Alfândega da Fé pretende continuar a reforçar a sensibilização junto dos cidadãos com base numa política sustentável, informada e ativa dos indivíduos no que diz respeito à proteção do ambiente e na utilização racional dos recursos.
Para isso, todos os anos, são desenvolvidas diversas campanhas/ações e projetos de sensibilização ambiental previstas no concelho de Alfândega da Fé, tendo em conta as preocupações ambientais emergentes e resultantes dos eixos prioritários definidos quer a nível nacional e/ou local e de forma a cumprir as metas dos indicadores estabelecidos pelo Município.