No dia 29 de maio assinalou-se o Dia Nacional da Energia e o Município de Alfândega da Fé não ficou de fora desta iniciativa. A partir do dia 22 vai iniciou uma campanha de sensibilização a nível local para a poupança de energia. A iniciativa destinou-se aos colaboradores do município mas estendeu-se também ao pré escolar com a “aula de energia”, uma forma de ensinar os mais pequenos a pouparem energia desde cedo.
No âmbito da campanha os edifícios municipais foram percorridos pela equipa do ambiente para verificar os níveis de eficiência energética de cada espaço, sensibilizando os colaboradores para a importância de pouparem energia. Paços do Concelho, Câmara Antiga, Biblioteca Municipal e Casa da Cultura foram "fiscalizados" de modo a verificar se os colaboradores adotam boas práticas na utilização dos equipamentos elétricos e eletrónicos, equipamentos de climatização e nas luminárias. No dia 28 de maio, foi colocado em cada gabinete um conjunto de etiquetas em locais específicos (computadores, AVAC, interruptores e elevadores) com mensagens apelativas para o uso racional dos equipamentos.
O Dia Nacional da Energia assinala-se como o objectivo de sensibilizar e motivar as pessoas quanto à necessidade de poupar energia, alertando para os impactos ambientais que daí advêm. É também uma oportunidade de promover energias renováveis e reflectir sobre rotinas diárias de consumo de energia.
Recorde-se que em Alfândega da Fé está a ser implementado um projeto piloto (Netefficity)para criar uma comunidade sustentável e autossuficiente em termos energéticos e, para além disso, a autarquia tem realizado várias ações lhe valerem o reconhecimento e a atribuição do galardão ECOXXI, pelas boas práticas na área da sustentabilidade ambiental.