O projeto “menos açúcar, mais saúde” iniciou no ano letivo 2020/2021 como forma de promover a qualidade nutricional dos lanches escolares.
Tem como principal objetivo sensibilizar as crianças e os pais/encarregados de educação para a importância da prática de lanches saudáveis e equilibrados, na medida em que esta prática.
Contribui para a saúde em geral, melhora a concentração e o rendimento escolar.
No âmbito da atividade “menos açúcar, mais saúde”, a equipa multidisciplinar, desenvolveu ao longo do 3.º período, atividades com as turmas do pré-escolar e do 1.º e 2.º anos do 1.º CEB. Durante três semanas, foram desenvolvidas atividades com as crianças em sala de aula.
Nestas sessões foi lida a estória “O Pedro aprende a gostar de frutas e legumes”. Para além disso, foram elaboradas lancheiras saudáveis através de recortes e colagens e de cartazes alusivos aos “super poderes” de alguns alimentos.
O resultado desta atividade superou as expectativas iniciais uma vez que, segundo o relato dos professores e educadores, 60% das crianças passou a incluir no seu lanche pelo menos um alimento “saudável” (pão de mistura ou integral, fruta, lacticínios com baixo teor de açúcar), enquanto que anteriormente menos de 30% o faziam.
No seguimento desta atividade, a equipa multidisciplinar realizou uma ação de sensibilização para educadores formais e informais, pois estes desempenham um papel fundamental na educação alimentar das crianças.