Há restaurantes em Alfândega da Fé onde pode comer vários pratos típicos e exclusivos deste concelho. É o caso das sopas das segadas, uma iguaria que noutros tempos foi alimento dos segadores, que de sol a sol recolhiam o cereal dos campos. A receita inclui bacalhau, pão, ovos e vários condimentos. Há ainda quem lhe acrescente batata cozida. Bem regado com os azeites de Alfândega da Fé, o prato é uma delícia mas há muitos outros que pode provar. Cabrito, cordeiro, entradas regionais, sobremesas confecionadas com produtos locais e ainda pratos vegetarianos, compõe o menu dos restaurantes aderentes ao projeto Alfândega da Fé à Mesa.
Com uma vasta oferta de produtos de grande qualidade, paisagens de cortar a respiração, sítios e locais de interesse histórico, atividades turísticas e culturais diversificadas, Alfândega da Fé possui um leque de atrativos para o turismo, que se complementam com a oferta gastronómica impulsionada com esta iniciativa.
Por esse motivo, a autarquia decidiu avançar com o projeto “Alfândega da Fé à Mesa”, que conta com a colaboração e parceria do chef Marco Gomes. Este reputado cozinheiro é natural do concelho e está a acompanhar toda a implementação do mesmo.