Casa da Cultura Mestre José Rodrigues é uma estrutura polifuncional indispensável à concretização da atividade cultural do concelho. A infraestrutura está localizada no centro urbano da vila, que em conjunto com outros espaços coletivos se assume como um polo de atividades cívico e cultural. Aliás, este serviço é um elemento indispensável para a concretização da política cultural municipal, vertida no Plano Municipal da Cultura e Turismo.
Inaugurada em Setembro de 2004, o projeto é da autoria do conceituado Arquiteto Alcino Soutinho. A Casa da Cultura é composta por um único edifício, que através de uma passagem coberta permite a relação física entre o Largo S. Sebastião e o Jardim Municipal. O modo como o edifício está concebido permite a independência funcional entre as diferentes valências (Galeria de Exposições, Auditório, Bar/cafetaria), sendo que se encontra perfeitamente adaptado à realidade do concelho, quer em termos populacionais, quer no que se refere à sua configuração urbana.
Pretendeu-se, também, com este equipamento prestar uma homenagem a ilustres filhos da terra, como é o caso do Mestre José Rodrigues, conceituado artista plástico que em muito tem contribuído para o desenvolvimento e projeção cultural do concelho, do Dr. Manuel Faria que deu o nome ao Auditório da Casa da Cultura e do Eng. Manuel Cunha cujo nome está, desde 2010, associado à Galeria de Exposições.
Relatório de Atividades (2020-2022)
A entidade que pretenda requisitar a utilização da Galeria, Auditório e respetivos equipamentos deverá faze-lo formalmente via e-mail ou ofício dirigido à Presidente da Câmara Municipal, com uma antecedência mínima de 5 dias.
No requerimento deverá ser assinalado o pedido de isenção de taxas previstas no RUFCCMJR e constantes na Tabela de Taxas Municipais (Capítulo XI, artigo 88º, n.º 4) devidamente fundamentado.
Formulários aqui:
REQUISIÇÃO DE MATERIAL Externo
Requerimento de material Interno