Espaços Verdes e de Lazer
Os espaços Verdes são elemento essencial no desenho urbano de uma localidade, tendo vindo assumir importância acrescida não só enquanto elementos relevantes no campo do lazer e bem-estar, mas também como fator fulcral quando se fala em qualidade ambiental.
A existência de espaços verdes com funções lúdicas, recreativas e ecológicas é determinante para a qualidade de vida dos habitantes.
Na sede do concelho situam-se os espaços verdes de maior dimensão. Neste campo destaque para o Jardim Municipal, onde ainda resiste o tradicional coreto. No local podem também ser observadas peças que constituíam um antigo lagar de azeite, não faltam os bancos para descansar à sombra das frondosas árvores e um parque infantil.
O Parque verde é outro dos sítios verdes de eleição no concelho, com um lago biológico ornamental é também o local onde estão concentradas o maior número de obras de arte resultantes dos Simpósios de Escultura em Pedra realizados no concelho. O local é também ponto de encontro para a prática desportiva e está dotado com equipamentos de ginástica. Os anfiteatros e Miradouro do Castelo são outros dos elementos que merecem referência.