SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliação por um Organismo acreditado, atestando que a instituição cumpre os requisitos da norma internacional ISO 9001, e que incorpora nas suas atividades importantes princípios de gestão, como a focalização nos munícipes, a liderança, o envolvimento dos trabalhadores e a melhoria contínua. A produtividade da instituição é reforçada pela reorganização dos processos e a imagem da autarquia é fortalecida pelo prestígio associado à certificação.
Atualmente, a Administração Pública está a libertar-se da clássica postura estática e hierárquica (onde se chefiava mandando), adotando uma postura dinâmica e matricial, direcionada para os resultados. É aqui que o SGQ se assume como ferramenta de gestão.
“ALFÂNDEGA DA FÉ COM QUALIDADE”
O SGQ foi certificado (Norma ISO 9001:2008) pela SGS no início de 2013, abrangendo os serviços: Empreendedorismo; Licenças Administrativas; Urbanismo; Obras; Águas e Saneamento; Ambiente; Proteção Civil e Florestas; Biblioteca; Ação Social, Educação e Desporto; Cultura e Turismo; Medicina Veterinária.
Este facto atesta o empenho da autarquia na organização interna dos serviços municipais, com reflexos no atendimento, na sistematização de procedimentos, na diminuição dos prazos de resposta e na transparência da informação — estando implementada uma verdadeira cultura de melhoria contínua, baseada na monitorização dos processos e na análise crítica dos resultados dos indicadores, com o foco na motivação dos trabalhadores e na satisfação dos munícipes.
PRESENTE E FUTURO DO SGQ
O SGQ do Município está a evoluir. No início de 2016 foi renovada a certificação, sendo pioneiro a nível nacional na obtenção da certificação com base na Norma ISO 9001:2015 (a nova Norma acentua a tónica na liderança, nos stakeholders e na abordagem pelo risco/oportunidades).
O Município de Alfândega da Fé exerce esta nova visão da gestão municipal, mais próxima das pessoas, e alinhada com a “sociedade da informação”, respondendo com uma Administração Pública moderna, com serviços municipais que são, cada vez mais, para o cidadão e do cidadão.
A “Arquitetura” do SQ
Para uma melhor facilidade de consulta, o SQ é composto por vários instrumentos de apoio às diferentes atividades, que se subdividem em partes distintas. Não obstante, cada uma delas tem pontos de contacto e uma articulação estreita, perfazendo um todo coerente no SQ. Assim, o Sistema, no que se refere à sua estrutura documental, é composto por 5 partes perfeitamente distinguíveis e contém todo o suporte documental.
- Parte I (Certificado de Conformidade, MQ, atas de Revisão pela Gestão);
- Parte II (Processos: caraterização e monitorização);
- Parte III (Procedimentos e IT’s);
- Parte IV (Outros manuais e Bases de Dados: inclui base de dados de legislação);
- Parte V (Newsletter e Notícias)