Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos facebook_icon play_icon instagram_icon

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Cidades Educadoras

Alfândega da Fé faz parte, desde janeiro de 2019, de uma rede internacional com 488 cidades, de 36 países do mundo, que concorrem para a promoção de uma educação livre para todos. Trata-se da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE).

A autarquia subscreveu a Carta das Cidades Educadoras. Este documento define as linhas orientadoras dos municípios membros da AICE, no que diz respeito à implementação de políticas ativas de promoção da educação global, criando desta forma um compromisso com a defesa dos direitos de todos os indivíduos à educação.

A AICE está organizada por Redes Territoriais, isto é, possui estruturas descentralizadas integradas por cidades membros num determinado território. No caso de Alfândega da Fé, será integrada a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras (RTPCE).

 

Vídeo das Cidades Educadoras

Consulte aqui os boletins das cidades educadoras com referência o Município de Alfândega da Fé:

Boletim 36

Boletim 37

Boletim 40

Boletim 41

Boletim 42

Boletim 43

Boletim 44

Boletim 45

Boletim 46

Boletim 48

Boletim 49

Boletim 50

 

"Alfândega da Fé Educa e não deixa ninguém para trás"


Aceda aqui ao mapa interativo e navegue pelos principais pontos onde no concelho de Alfândega da Fé se promove a educação:

 

Crescer a Brincar | Sessões Brincar com Tralha

No âmbito da participação do Município de Alfândega da Fé na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), mais especificamente no grupo de trabalho “O Brincar”, surgiu a oportunidade de vários técnicos do Município receberem formação por parte da Associação 123 Macaquinho do Xinês, com o objetivo de capacitar para a observação dos processos de brincadeira, ciclos de brincar, tipos de brincadeira, comunicação sobre a importância de as crianças brincarem o mais livremente possível, flexibilização do espaço de recreio recorrendo à utilização de vários materiais soltos e para uma reflexão centrada no comportamento do adulto.

Assim surgiu a ideia de pôr as crianças a brincar com “tralhas” e o projeto Crescer a Brincar - Sessões Brincar com Tralha. Durante o período de ATL de Verão 2023 foram realizadas atividades com os vários grupos de crianças que frequentaram o ATL. Para tal foram disponibilizados vários materiais soltos, que estão armazenados numa caixa (caixa da tralha), como panelas, colheres, teclados, tubos, caixas, entre outros, e também um local com areia e água, com vista a proporcionar às crianças a possibilidade de brincarem livremente, explorarem e recriarem.

Sendo esta uma das atividades que as crianças mais gostaram durante o período de ATL, foi replicada na escola, no ano letivo em curso (2023/2024) no período da AEC - Cidadania e Voluntariado de 15 em 15 dias com todas as turmas do 1º ciclo, proporcionando assim um momento de brincadeira a todas as crianças.

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureMunicipio_de_Excelência-1Alfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Desperdíciologo2020_GG_ELOGESelo_Qualidade_Sénior_FINAL_page-0001Logo_PDAM_ano2019-05_(1)OPP_SeloComunidadesProEnvelhecimento_RGB_coreslogo_redeimagemimagem