A partir do átrio distribuem-se os espaços da Biblioteca, acedendo-se ao espaço de leitura. Aqui encontram-se as obras de referência, o Fundo Local (obras sobre a Vila e a região), as publicações periódicas e o fundo bibliográfico geral que abrange as mais diversas áreas do conhecimento.
No balcão de atendimento da sala de leitura, as técnicas da Biblioteca orientam os leitores na utilização dos serviços e efetuam o empréstimo domiciliário.
Empréstimo domiciliário
Entende-se por Empréstimo domiciliário a cedência de documentação por determinado período de tempo, e fora das instalações da Biblioteca Municipal. O empréstimo domiciliário é um serviço gratuito.
A Documentação para Empréstimo Domiciliário é de livre acesso, exceto as Obras de Referência, os periódicos e os documentos que estão assinalados com uma sinalética própria. [Só em situações muito excecionais, por decisão superior, e caso seja reconhecida a utilidade pública, o empréstimo domiciliário destas obras poderá vir a ser facultado].
- O utilizador que pretenda o empréstimo domiciliário de um material livro deve dirigir-se à sala de leitura da seção de adultos da Biblioteca Municipal. O utilizador tem livre acesso às estantes com a documentação, onde poderá procurar manualmente o material livro (ou pode efetuar prévia pesquisa na base de dados informática da Biblioteca Municipal). Sempre que necessário, as Técnicas da Biblioteca estão disponíveis para apoiar o utilizador na procura e seleção do material livro que melhor se enquadre nas suas expetativas.
- Para ter direito ao serviço de empréstimo domiciliário, o utilizador é obrigado a dispor de Cartão de Leitor — (o artigo 24.º do RBMAF define a forma de atribuição do Cartão de Leitor).
- O período de tempo estabelecido para disponibilização do material livro requisitado em regime de empréstimo domiciliário, é de 15 dias, podendo ser renovado por igual período, a pedido do utilizador (via e-mail, telefonicamente ou pessoalmente);
- Cada leitor poderá requisitar até 5 documentos (material livro);
- No caso de ter sido ultrapassado o prazo definido para disponibilização do documento, o leitor é notificado (pessoalmente, via e-mail, telefonicamente ou através de ofício) para devolução do material livro.
- A não devolução do material livro, ou a sua devolução em mau estado de conservação, correspondem à aplicação de sanções ao utilizador, definidas nos termos do RBMAF.
Cartão de Leitor
Para os usufruir do empréstimo domiciliário e para utilização dos equipamentos informáticos e audiovisuais da Biblioteca é necessário a obtenção do cartão de leitor. Para tal, todos os interessados deverão preencher, com os dados pessoais, a respetiva requisição e apresentar o cartão de cidadão ou outro documento de identificação.
Organização do Fundo Documental (Fundo Bibliográfico)
O fundo documental da Sala de Leitura está organizado segundo áreas temáticas de interesse e de acordo com a Classificação Decimal Universal:
Classe 0: Generalidades.
Classe 1: Filosofia e Psicologia.
Classe 2: Religião.
Classe 3: Ciências Sociais (Política e Ciência Política; Economia; Direito e Administração Pública; Sociologia; Etnografia; Educação e Pedagogia).
Classe 5: Matemática e Ciências Naturais.
Classe 6: Ciências aplicadas, Medicina, Tecnologia.
Classe 7: Arte, Desporto.
Classe 8: Língua. Linguística. Literatura (portuguesa e estrangeira)
Classe 9: Geografia. Biografia. História.
Referência: Dicionários, Enciclopédias.